13.1.07

Reportagem AUDIÊNCIA ZERO
Em Fevereiro passado tivemos conhecimento, aqui na Audiência Zero, que no Passos Manuel iria ser apresentado ao público portuense um projecto de música instrumental chamado Zappa Low Budget Research Kitchen, que se dedicava a tocar exclusivamente a música de Frank Zappa. A ideia de pegar neste grande compositor e dá-lo a conhecer em directo ao público surpreendeu-nos pela originalidade e pela ousadia. Maior surpresa ainda foi constatar que se tratava de um projecto cem por cento português. Na impossibilidade de os ver ao vivo no Passos Manuel, ficamos desde então interessados em conhecer melhor os Low Budget Research Kitchen.

Essa oportunidade surgiu a 26 de Maio, quando os LBRK deram um concerto na Trofa, dentro da programação do festival de Jazz da Trofa, o Rota Jazz 2007. Assistimos, então, a um concerto memorável num auditório cheio, não apenas de apaixonados de jazz ou de “zappianos fundamentalistas”, mas de um público comum, onde deslumbramos crianças e adultos sintonizados com a música excêntrica, por vezes satírica, outras vezes apenas bem humorada de Frank Zappa. Foi uma visão interessante que nos deixou com boas expectativas em relação a este projecto e a outros que se aventurem em caminhos semelhantes.

Terminada a actuação tivemos o prazer de falar um pouco com António Torres Pinto, líder e mentor dos LBRK, que também dá pelo nome Zappiano de Tony Carbone. Segmentos dessa conversa, alternados por momentos do concerto, constituem a reportagem que aqui deixamos.

Tony Carbone - "Isso foi uma ideia que eu já tinha, quase uma utopia que eu tinha já alguns anos, mas há cerca de ano e meio criaram-se finalmente as condições para poder ir com isto para a frente, graças a eu ter acesso a trabalhar com estes músicos fora de série."

"Até agora a recepção do público tem sido excelente, embora tenhamos tocado, com o concerto de hoje, seis vezes apenas, portanto a música do Zappa tocada por nós ainda não foi exposta a um grande número de pessoas, mas a recepção que temos tido tem sido excelente, tem ultrapassado mesmo as minhas expectativas iniciais."

"Talvez porque é uma música que agrada a um espectro muito largo de amantes de música, e não só aos zappianos fundamentalistas, agrada a pessoas que gostam de rock, agrada a pessoas que vêm da música clássica. A nossa componente de improvisação é talvez um bocadinho maior do que no Zappa original, e por isso apela também um pouco ao público do jazz, e depois há ainda aquele público que não conhece de todo a música de Frank Zappa, mas a música dele, como eu costumo dizer, transborda, é uma música de tal forma apelativa que as pessoas ficam sempre surpreendidas, e a maior parte das vezes, surpreendidas agradavelmente. Acho que é uma música que de certa maneira agrada a gregos e a troianos, entre aspas, por razões diversas, mas é uma música que não deixa ninguém indiferente."

http://www.audienciazero.org/eixo/content/view/513/9/